top of page
Foto do escritorRoberto Enes

A diferença entre imagens e vetores


Esse é um assunto que gera dúvidas em clientes e até em alguns profissionais da área (pode crer). Então é válido criar um post relacionado a tal enigma do mundo do design (rs).

Vamos dissecar esse negócio!

A imagem é formada por pixels (aqueles quadradinhos que aparecem quando você aumenta uma foto), logo ela tem um limite para redimensionamento (aumentar o tamanho).

Você já deve ter percebido que algumas imagens ficam embaçadas ou com os pixels aparecendo quando impressas em determinado tamanho né? Pois então, isso acontece pelo faço da imagem conter pouca resolução (poucos pixels) para o tamanho desejado:

O vetor não é formado a partir de pixels, sendo criado a partir de programas como CorelDrawn e Ilustrator. Desenhado nesses programas o vetor pode ser infinitamente redimensionado sem perder qualidade, além de ser totalmente editável/adaptável.

Sendo assim ele é um tipo de arquivo ideal para criação de logotipos, e materiais que precisam ser impressos em vários formatos e tamanhos diferentes.

O desenho na imagem abaixo foi criado como vetor, e em seguida transformado em imagem para postar aqui, ilustrando de um lado o vetor e do outro o JPEG em baixa resolução:

Uma parada importante: Depois que o vetor é exportado em imagem ele perde a funcionalidade de vetor (pois agora é uma imagem).

Mas porque transformar um vetor em imagem?

Bom, eu explico:

Os vetores em arquivo original não podem ser visualizados na web ou em computadores que não possuam um programa específico. Então eles são convertidos para possibilitar a visualização sempre que necessário.

Nesse caso quando alguém solicitar um arquivo em vetor de você, esse alguém se refere ao arquivo original, e não ao que já foi convertido em imagem ok?

Espero ter ajudado. Deixe seus comentários, e se puder compartilhe com aquele cliente ou amigo que ainda está na dúvida.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page