• Roberto Enes

Onde começou a ilustração?

Ilustração é uma imagem utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. São comuns em jornais, revistas e livros, especialmente na literatura infanto-juvenil (assumindo, muitas vezes, um papel mais importante que o texto), sendo também utilizada na publicidade e na propaganda.



Hoje, com o avanço da tecnologia e dos diversos recursos de computação gráfica, não nos faltam opções para criar imagens digitais. No entanto, nem sempre foi assim.


Houve um tempo, antes do surgimento e da popularização dessas tecnologias, em que toda criação visual precisava ser feita à mão, dependendo unicamente do talento e do domínio da técnica de ilustradores.


As primeiras formas de ilustração surgiram na pré-história, durante o período paleolítico. Acredita-se que as pinturas rupestres tinham caráter religioso e que, por exemplo, serviam como pedido de proteção ou caçada farta.



A ilustração tem englobado vários serviços e na área de design tem se tornado cada vez mais importante, por causa da facilidade de se apresentar conceitos e sentimentos sem necessariamente haver a presença de textos. Aliás, textos esses que são "marginalizados" pelas redes sociais como o Facebook, que estipulam um limite de texto presente nas imagens impulsionadas através de anúncio pago (além de reduzir o alcance orgânico das mesmas).


Independente do estilo e programa utilizado, a ilustração ainda é objeto de desejo do público em geral e uma forma atraente de arte. Sabendo utilizá-la, ela se torna também uma arma publicitária poderosa.


Desejo contratar um profissional da área? Entre em contato (clique aqui).



Referências:

https://www.printi.com.br/blog/um-breve-panorama-da-historia-da-ilustracao https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilustra%C3%A7%C3%A3o

https://pixabay.com/pt/photos/petroglyph-pinturas-rupestres-55507/


Valeu!

1 visualização

© 2017 por RobertoEnes - Designer/Ilustrador.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon