top of page
  • Foto do escritorRoberto Enes

Quebrar a fonte em curvas?


Essa é uma linguagem usada por grande parte dos designers, mas não é um termo conhecido por todos, e por isso achei uma boa compartilhar aqui.

Quebrar a fonte em curvas nada mais é que transformar o texto em desenho, e abaixo irei explicar como fazê-lo (no Corel) e para que serve esse procedimento.

1. Para que serve esse negócio?

Ao fazer o download de uma fonte (estilo de letra) e instalá-la para escrever seus textos, essa fonte só é instalada para você. Se alguém tentar abrir o arquivo em outro pc que não tem a mesma fonte instalada acontece um erro:

Erro: Fonte inexistente no Corel

Se você não deseja que a fonte que você escolheu para compor seu design seja mudada, é necessário fazer o procedimento descrito acima (quebrar a fonte em curvas) antes de enviar o arquivo para impressão.

2. Como fazer?

Isso é bem simples, e acredito eu que é possível fazê-lo em todas as versões do Corel (pelo menos do X4 em diante), o restante não cheguei a utilizar. Primeiramente selecione todo o texto no documento, em seguida use o atalho Ctrl+Q.

Pronto! Agora você pode enviar o arquivo sem se preocupar com problemas na fonte. Lembrando somente que você deve sempre guardar o arquivo original, pois depois de converter o texto em curvas não é mais possível reescrevê-lo ou edita-lo. Lembre-se o texto deixou de ser texto.

Deixe seu comentário aí em baixo e compartilhe essa parada!

Abraço!

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page