top of page
  • Foto do escritorRoberto Enes

Finalizando impressão no Corel (corte manual)


Olá de novo!

Nesse primeiro post de 2018 explicarei detalhadamente como finalizar e imprimir material para ser cortado manualmente (com estilete e régua).

Na maioria das gráficas rápidas (pelo menos aqui em Manaus), usa-se muito impressão digital e posteriormente corte manual na produção de impressos.

Nesse conturbado mundo é necessário conhecer alguns macetes que ajudem na hora de imprimir um cartão frente/verso.

A dica aqui apresentada é importante pelo fato de impressoras digitais não imprimirem o frente/verso com alinhamento perfeito, se você é um designer e já trabalhou com isso sabe do que estou falando.

Então vamos nessa!

Primeiro vamos configurar o tamanho da página de fundo para ficar igual ao tamanho do cartão. Você pode fazer isso clicando na parte de fora da área de trabalho do Corel e depois mudando o tamanho na parte superior esquerda:

Em seguida crie a página 2 clicando no sinal de "+" na barra inferior, que é indicado na imagem abaixo:

Uma nova vai surgir, selecione o verso do cartão (parte com o logo), agrupe utilizando Ctrl+G e depois clique na tecla "P" para centralizar o cartão no centro da página. Agora é só configurar o tamanho da folha para A3 (a página 1 continuará do mesmo tamanho do cartão):

Se quiser, você também pode deixar no tamanho A4. Coloquei o A3 pelo fato de caberem mais cartões (24 unidades por folha).

Continuando...

Para conseguir que o corte não fique desalinhado com a frente, precisamos estender o fundo do verso, colocar o máximo de sangria possível. Vou demonstrar:

Nesta segunda página vamos multiplicar os cartões manualmente, é só selecionar o cartão e usar o Ctrl+C > Ctrl+V, depois pegue o cartão multiplicado e arraste pela borda até que ela se encontre com a borda do outro cartão como mostrado:

Faça isso novamente até obter o maior número de cartões possível, depois preencha a folha de fundo com a mesma cor do cartão, fazendo assim uma extensão do fundo do cartão:

Após finalizado tecle Ctrl+P para ir à configuração de impressão, na janela que abrir, após ter configurado as preferências de impressão (papel, gramatura e tamanho da folha) e ter selecionado "Página atual", clique no botão Imprimir:

Após ter feito essa parte mais manual do negócio, o restante é mais simples. Agora é só configurar a multiplicação automática da frente do cartão. Para isso, selecione a primeira página (onde está a frente) e tecle Ctrl+P, após isso clique no botão "Visualização de impressão":

Na página de visualização você encontrará algumas ferramentas no lado esquerdo da tela, uma delas (a segunda contando de cima para baixo) servirá para fazer a multiplicação, clique nela e em seguida aumente o número de cartões até que a folha fique preenchida, como na imagem:

Agora é só colocar a marca de corte. Clique na próxima ferramenta e posteriormente no local indicado na imagem:

Pronto! Agora é só fechar a visualização de impressão e imprimir os seus cartões (não se esqueça de virar a folha na impressora (esse tipo de procedimento não pode ser feito automaticamente, imprimir frente/verso automaticamente fará com que os cartões desalinhem)!

Deixe seu comentário! Esse é um processo simples, mas pode acabar se tornando complexo se explicado através de imagens e texto, se houverem solicitações farei um vídeo sobre o processo!

Abraço!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page