top of page
  • Foto do escritorRoberto Enes

Lúcia e a depressão

Atualizado: 28 de mai. de 2020

Da série Conhecendo os personagens. Nesse post vou revelar um pouco sobre a Lúcia (mãe de Cristian) e sua luta contra a depressão. Na HQ ela já venceu esse mal, por isso não é bem um "spoiler", pois a luta em si não será apresentada nos quadrinhos. Esse texto é um material extra, com o qual quero presentear os fãs. Sem mais delongas...



Juventude e Casamento


Lúcia sempre foi a aluna nº1 da turma, sempre elogiada por professores e colegas de classe. Ela é cristã desde os 12 anos, e sempre foi dedicada na igreja. Ela conheceu Mário quando estava entrando na faculdade, apresentada à ele pelos colegas de classe ela logo se apaixonou e aos poucos se afastou da igreja devido reprovação de amigos, pois os mesmos não viam com bons olhos seu relacionamento com Mário. Aos 17 anos ela havia engravidado e teve que trancar os estudos para cuidar do filho.


Aos 18 o casamento com Mário aconteceu, ela o amava, e ele parecia amá-la também. Os dois formavam um belo casal, como aqueles de "comercial de margarina" (rs). Com o passar do tempo o marido começou a chegar em casa estressado, e muitas vezes até bêbado; ela por sua vez reclamava muito disso e isso causava grandes discussões. Sem aparente motivo, Mário abandonou o lar. Nesse momento o casal já tinha 2 filhos juntos: Cristian e Milena.

Aos 27 anos Lúcia havia sido abandonada pelo marido e nesse momento... a depressão chegou.


A luta contra a depressão


Sem ter como se manter financeiramente, sem saber o motivo do abandono, com 2 filhos pequenos para cuidar sozinha... Um golpe duro da vida...

Ainda assim, ela não podia ficar parada, seus filhos dependiam dela e ela faria tudo que estivesse ao seu alcance para sustentá-los; mas algo estava errado... uma tristeza profunda tomava conta de seu coração e suas ações pareciam paralisadas, nada mais trazia alegria, nada mais trazia prazer, a esperança havia ido embora. A depressão era como um monstro obscuro que a prendia, esmagando seu coração com pensamentos de suicídio.


Cristian, o filho mais velho, cuidava de sua irmã mais nova e conseguia ajuda com os vizinhos e parentes, sua mãe já estava lutando à meses sem sucesso. Lúcia em hipótese alguma, deixava-se vencer por aqueles pensamentos, mas ainda sim não conseguia fazer mais nada além de lutar no seu íntimo. Ver seu filho lutando também lhe dava forças, entretanto a escuridão não se dissipava. Era como se a tivessem colocado dentro de um poço incrivelmente fundo, por mais que a mesma lutasse contra o afogamento não era possível sair de lá. Lúcia precisava de uma ajuda externa, alguém que jogasse a corda e a puxasse de dentro daquele lugar escuro.


A alegria vem pela manhã


Não dava mais pra continuar do jeito que estava, Cristian e Milena estavam preocupados, até que alguém bate na porta: Toc, Toc, Toc.


Era um missionário, daqueles que a maioria das pessoas evitam receber em casa, Cristian ficou com o pé atrás, a cidade vivia tempos de violência, mas Milena o convenceu a deixar o homem entrar, algo dizia à ela que aquele homem não estava ali por acaso. Depois de muita conversa, oração e lágrimas o homem foi embora, deixando para traz um ar fraternal de esperança. Era tudo que aquela família precisava naquele momento.


Paz... Pela primeira vez em meses aqueles corações angustiados puderam experimentar isso. Diferente dos filhos Lúcia conhecia aquela sensação, na sua adolescência ela havia passado muitos momentos assim, só agora esses momentos retornavam a memória, a voltou a brotar em seu interior e ela lembrou de algo que ouvia frequentemente: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."

Alguns meses depois as coisas já caminhavam bem, a depressão finalmente foi vencida. A jovem mãe conseguiu um emprego, voltou aos estudos e os terminou em tempo recorde. Passou a cultivar sua fé novamente, coisa que Milena seguiu como exemplo. Lúcia era uma nova mulher, uma nova mãe.




Comenta aí o que você achou!

Não se esqueça: "A Luz resplandece nas trevas"

84 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page